Radar
24 Aug
11:51

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Por Marília Joly
0 Comentários

[line]

São tantos tipos de azeite no mercado que as vezes ficamos perdidos na hora de escolher. Antes de te ajudar a escolher o azeite ideal, vamos falar um pouco sobre as características desse maravilho óleo. O azeite de oliva deve ser produzido apenas com azeitonas e não misturados a outros óleos. É necessário em média 5-10kg de azeitonas para fazer 1 litro de azeite (Caramba!!Quanta azeitona!). Um dado curioso: O Brasil está entre os 10 países que mais consomem azeite no mundo!

azeite tamanho td_16832_37164

Os benefícios: O azeite possui uma gordura chamada monoinsaturada, que ajuda a prevenir doenças do coração!A quantidade dessa gordura presente no azeite é maior do que em outros óleos, por exemplo o de canola. Além disso, o azeite é rico em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e podem prevenir alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Alguns estudos mostram que o consumo de azeite está associado a baixo nível de LDL-colesterol (colesterol que leva gordura para as artérias) o que também pode ajudar a prevenir doenças do coração!

molho_salada

Como escolher o Azeite?

  • O Azeite de Oliva puro não deve conter nenhum outro óleo (canola,milho,soja) em sua composição, se houver é um óleo composto e não azeite de oliva puro.
  • Escolha um azeite com embalagem de vidro e escura, isso ajuda a proteger da oxidação
  • A história da ser a “primeira prensagem” não caracteriza um bom azeite, já que hoje em dia azeite de boa qualidade ou qualidade inferior podem ser feitos a partir da “primeira prensagem”
  • Veja a data de validade! Ao contrario do vinho, se o azeite já estiver para vencer não terá boa qualidade
  • O extravirgem é considerado o melhor por ter mais compostos fenólicos que ajudam a proteger o coração
  • Verifique o grau de acidez, quanto menor a acidez mais puro o azeite. Escolha um azeite com acidez inferior a 0,8%
  • Para ter certeza que o Azeite é de boa qualidade coloque um pouco do azeite em um recipiente e armazene dentro da geladeira por 48 horas, se o azeite estiver mais espesso na forma como se fosse de um patê é por que ele é de boa qualidade! Dá até para colocar orégano e manjericão e passar na torrada! Uma alternativa legal!

Alerta da nutri: não use o azeite para cozinhar pois o azeite em alta temperatura pode ter seus compostos benéficos alterados! Use o azeite na salada ou no final da preparação, apenas para dar um toque especial!

Dica da nutri: O FDA, órgão que regulamenta o setor de alimentos dos Estados Unidos, orienta o consumo de 2 colheres de sopa de azeite por dia! Cuidado com o exagero, pois apesar dos benefícios o azeite é rico em calorias! E aí, já temperou sua salada com azeite extra virgem hoje?

[line]

Comentários
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.